Blog do mercado imobiliário

Como escolher os pisos da sua casa?



Não dá pra sair por aí comprando qualquer piso para sua casa, por isso é importante se certificar da qualidade e, principalmente, da sua funcionalidade para cada ambiente.

São diversas opções de cores, tamanhos, acabamentos e indicações diferentes. E, para não errar, leve em consideração:

1. Qual o clima da sua região?

Em lugares mais quentes, uma boa opção para refrescar o ambiente são os pisos frios, como o porcelanato, mármore ou granito. Nas regiões mais frias, os pisos vinílicos e em madeira, acabam trazendo um pouco mais de conforto e aconchego para o ambiente.

2. O ambiente terá contato com umidade?

Banheiros, cozinhas e varandas são consideradas áreas molhadas, por isso os pisos escolhidos precisam ser indicados para esses tipos de ambientes, a fim de evitar acidentes como escorregões ou que o revestimento acabe sendo danificado.

3. Trata-se de uma área externa ou interna?

Áreas externas: normalmente estão expostas às condições temporais como sol e chuva, por isso é indicado que o revestimento seja cimentício, que é antiderrapante e não absorve calor, além de pedras e até porcelanatos rústicos, próprios para locais abertos.

Áreas internas: laminados, de madeira, vinílicos, porcelanatos, cerâmicos, mármore… existem diversas opções para escolha dos pisos internos, por isso separamos por ambientes:

- Quarto e sala: nestes ambientes que pedem um clima de aconchego, vale apostar nos pisos quentes, como os laminados de madeira e os vinílicos. Existe a opção de revestir toda a casa com o mesmo piso, como por exemplo em porcelanato, o que dá uma sensação de amplitude, por não delimitar tão claramente os espaços, como pisos diferentes fariam.

- Cozinha: os pisos mais usados são os frios, como cerâmica e porcelanato. É importante considerar um piso resistente à limpeza pesada, pois trata-se de um ambiente que acaba ficando exposto à gordura. Recomenda-se também granito ou materiais que misturam pó de pedra com resina, como Silestone ou similares.

- Banheiro: como o banheiro é um local bem úmido, o ideal seria o porcelanato esmaltado ou pastilhas, pois eles têm poucos poros e acaba minimizando a chance de mofo.
28/09/2021 Fonte: https://www.instagram.com/p/CPYF-NDg0JE/