Blog do mercado imobiliário

Sobre Financiamento de Imóvel

O financiamento de imóvel é um contrato de crédito fornecido por instituições financeiras com a finalidade de aquisição de imóvel. Ou seja, é uma modalidade de empréstimo para quem deseja comprar um imóvel, mas não possui dinheiro suficiente para comprar.

No financiamento de imóvel, o particular deve comprovar qual é o imóvel que deseja comprar e a quantia disponível para dar de entrada, se for o caso. É uma linha de crédito mais burocrática que as outras devido a sua finalidade.

Análise de crédito

Antes de fazer um financiamento de imóvel, o particular passa por uma aprovação pela instituição financeira. O banco leva em consideração o score do indivíduo, o imóvel que deseja comprar e a capacidade de pagamento.

Depois da aprovação no  financiamento de imóvel, o banco paga ao vendedor do imóvel o valor do pedido do financiamento, o qual pode ser a quantia total do imóvel ou apenas uma parte de seu valor.

É por conta disso que o financiamento de imóvel é uma ótima solução para quem não tem dinheiro suficiente para comprar um imóvel à vista.

A partir de então, a pessoa deverá pagar parcelas ao banco por um determinado período para quitar o crédito cedido pelo banco. No entanto, a propriedade já é vinculada com a pessoa que fez o pedido de financiamento.

Em outras palavras, a pessoa é reconhecida legalmente como a proprietário do imóvel, podendo, inclusive, já utilizar o bem. A única restrição ao cliente é de negociar o bem a terceiros até que seja feita a quitação do financiamento.

Como financiar um imóvel

  1. Atenda os pré-requisitos: Sem preencher os requisitos exigidos, o seu pedido de financiamento do imóvel será rejeitado pela instituição financeira. Normalmente, é necessário comprovar a maioridade civil, ou seja, ser maior de 18 anos, possuir renda suficiente para demonstrar sua capacidade de quitar as prestações e, por fim, mas não menos importante, não ter o seu nome incluído em órgãos de proteção ao crédito (SPC, SERASA entre outros).
  2. Faça a simulação do financiamento: Para encontrar o melhor financiamento de imóvel, é recomendado que o particular faça simulação em diferentes instituições bancárias para descobrir quais oferecem as melhores condições de financiamento. Cada instituição bancária possui suas particularidades ao oferecer financiamento de imóvel, o que significa que as taxas de juros e condições de pagamento mudam de acordo com a instituição financeira. Escolha o banco com as melhores condições de financiamento para você, ou seja, taxa de juros menores, valor suficiente para a sua necessidade e boa duração de contrato.
  3. Compareça ao banco: Diferente de outros tipos de empréstimos menos burocráticos, como o empréstimo pessoal, o financiamento de imóvel é mais burocrático e necessita da demonstração de diferentes documentos pelo particular. Por conta disso, não é possível cumprir todas as etapas do processo de concessão de empréstimo apenas pela internet. A boa notícia é que a maioria dos bancos permite a simulação do financiamento do empréstimo online. Dessa forma, você preencherá os campos solicitados e poderá ter uma ideia do valor que o banco disponibilizará para você no financiamento. Após escolher o banco, verifique a agência mais próxima a você e converse com o gerente.
  4. Faça o cadastramento: O pedido de financiamento de imóvel requer o preenchimento inicial de dados pessoais para que a instituição financeira possa fazer uma análise de crédito. Normalmente, é necessário levar para a instituição financeira documentos, como RG e CPF, originais e cópias, comprovante do estado civil e comprovante de renda. Se o particular tiver status de união estável ou casado, também é necessário levar os documentos do companheiro. Os outros documentos são solicitados após o início da solicitação de financiamento, a qual entraremos em pormenores mais abaixo.
  5. Análise de crédito: Após a entrega de sua documentação inicial na instituição bancária escolhida, as suas informações passaram pela análise de crédito. Na análise de crédito, o banco confirma as suas informações, verifica se o seu nome é cadastrado na lista de restrição ao crédito, e análise a sua renda é suficiente para quitar a dívida do financiamento. É do interesse do banco que você cumpra a sua obrigação no futuro, por isso cada aspecto é levado em consideração antes da pré-aprovação do financiamento. Geralmente, o valor do financiamento concedido não pode comprometer mais do que 30% de sua renda em suas parcelas.
  6. Avaliação do imóvel: O processo de financiamento de imóvel é burocrático, não sendo concluído na sua primeira visita ao banco. Você deverá apontar qual é o imóvel que você deseja financiar e o seu valor, o qual passará por uma avaliação feita pelo próprio banco para confirmar o valor demonstrado por você. O prazo do laudo é de aproximadamente 15 dias para ser concluído. É nesse momento que o banco também analisa outros documentos pertinentes ao vendedor para certificar-se que o imóvel não tem nenhuma pendência judicial ou legal.
  7. Assinar o contrato: Depois da confirmação do valor, bem como de outros detalhes sobre o imóvel, o banco entrega o contrato para ser assinado por você e o seu vendedor. Esse contrato deve ser registrado em um Cartório de Registro de Imóvel, o qual torna você legalmente reconhecido como o proprietário do imóvel. Para registrar o imóvel, é necessário que você pague o valor correspondente na tabela. O custo do registro do imóvel varia de acordo com cada estado e de acordo com o valor do imóvel. Além disso, também incide o ITBI, Imposto de Transmissão de Bens de Imóvel.
  8. Pagar as parcelas: A partir desse momento, você deverá cumprir o financiamento imóvel nas formas e condições estabelecidas no contrato. Como o financiamento de imóvel é uma linha de crédito de longo prazo, as parcelas do financiamento poderão durar até 35 anos. Se você quiser quitar o financiamento de imóvel antes, você deverá entrar em contato com o banco para se informar do valor total da dívida, com a cobrança dos juros proporcionais, atualizado para a nova data de liquidação. O valor do financiamento pode ser pago com moeda nacional ou saldo do FGTS.
  9. Registrar o termo de quitação: Por fim, após cumprir o contrato de financiamento de imóvel, a instituição financeira emite o termo de quitação de imóvel. Este documento é a prova legal de que você concluiu o contrato, não recaindo sobre o seu imóvel qualquer pendência financeira com o banco. Através do registro do termo de quitação de imóvel no Cartório de Registro de Imóvel, você poderá solicitar a averbação da quitação na matrícula do imóvel, o que possibilita a transação do bem para terceiros.
27/10/2021 Fonte: Financer.com